15 3359-4785 | 3318-3148
direcao@colegioamoremio.com.br
Compromisso com quem você ama e o sonho de infância da diretora Ana Paula Lopes Franciulli, tornou-se realidade.
Em 2009, iniciava a Escola Amore Mio - Berçário & Educação Infantil, com o propósito de proporcionar aos seus alunos, uma infância leve e feliz, repleta de cuidados, música, brincadeiras e cor. Há 8 anos, a unidade 1 localizada na rua Miranda Azevedo, 592, e depois com a ampliação para o número 521, onde era atendido apenas o berçário (unidade 2). Após 3 anos, iniciou-se a reforma na unidade 1.
Em 2017, concluiu-se uma grande reforma estrutural e construção de novas instalações. Hoje, a escola passou a ser uma unidade maior e confortável atendendo bebês de 3 meses e crianças até 6 anos. A área verde da escola foi mantida como antigamente, mangueira, seriguela e amoreira fazem parte do nosso playground.
O sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem com o foco na interação. Segundo ela, a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.
No início do século XX, um psicólogo russo chamado lev Vygotsky, buscava reformular a psicologia por meio de uma abordagem que permitisse entender as relações entre os indivíduos, as suas funções psicológicas e seu contexto social. Suas pesquisas revolucionárias, propõem uma situação de ensino/aprendizagem em que o aprendiz, por meio do seu convívio social e da interação com outras pessoas é capaz de construir o seu conhecimento.
A metodologia sociointeracionista acredita que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola sociointeracionista.
Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.